quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Unhas lindas e bem cuidadas: Em casa.

Tenho que confessar que adorava roer as unhas, nunca as deixava crescer. Quando finalmente comecei a notar o quanto são lindas unhas compridas (ou médias), feitas e pintadas. Hoje em dia, se tornou um vício, uma paixão. Não saio de casa com as unhas malfeitas... Podem até estar sem esmalte ou até mesmo com um incolor, mas estão sempre bem cuidadas. Resolvi compartilhar algumas dicas que aprendi ao longo desse tempo para quem gostaria de cuidar de suas unhas em casa - mas não sabe exatamente como. Eu não sabia... Mas aprendi e venho aprendendo ainda mais.


  • Higiene acima de tudo!

Esse é o básico. Mantenha sempre as suas unhas limpas, tanto as da mão, quanto as dos pés. Use luvas quando for mexer com produtos de limpeza, evite usar sempre sapato fechado. Para evitar micoses, tenha o seu próprio Kit Manicure (tesoura, alicate, lixa e etc).


  • Fortaleça-as.

Eu nunca tive tantos problemas assim com unhas fracas, mas já entrei em desespero quando elas começaram a quebrar "sem motivo" e fui em busca de soluções. Há uma infinidade de fortalecedores nas prateleiras das lojas de cosméticos. De cremes a bases fortalecedoras, que contém vitaminas, cálcio, queratina, colágeno e óleos essenciais que estimulam o crescimento e a saúde das unhas, fortalecendo-as, evitando a descamação, quebras, fragilidade... Eu costumo usar sempre antes de pintar. Passo uma camada da base e em seguida o esmalte da cor escolhida. Tiro e queda!


  • Cuide das cutículas.

Outra confissão: eu tiro as cutículas. Não sei dizer se tenho muita, mas me incomoda e eu acabo tirando tudo. Contudo, remover as cutículas não é indicado. Dermatologistas dizem que o melhor é não retirar a proteção natural das unhas. Tirar toda essa pele abre as portas para fungos e bactérias, que podem causar infecções e, aí sim, enfraquecer as unhas. Se você é como eu, não suporta as cutículas, a solução é empurrar com uma espátula e retirar o excesso, sem exageros.


  • Após a esmaltação.

Os famosos top coats, que ajudam a aumentar a durabilidade do esmalte, combatem aquelas bolinhas chatas que, ás vezes, insistem em estragar o nosso trabalho e ajudam até na secagem.


  • E o último, mas não menos importante: Alimentação.

Sinceramente, de nada vai adiantar você utilizar mil produtos se não cuidar da sua alimentação. É algo muito importante e de grande influência - estou falando por experiência própria. Coma verduras, frutas e cálcio, que vai ajudar muito a crescer e fortalecer as suas unhas. 





                                                                      




Nenhum comentário:

Postar um comentário